You are currently viewing Reajustes

Reajustes

Neste post vamos abordar sobre os reajustes dos planos de saúde. Iremos explicar quais são, quando acontecem e qual percentual médio que é aplicado.

Os reajustes podem ser dois. Reajustes por sinistralidade e reajustes por mudança de faixa etária.

Reajustes por sinistralidade;

Estes reajustes acontecem uma vez por ano nos planos de saúde. De acordo com a modalidade de contratação, tem-se uma forma de reajuste.

– Planos Individuais e Familiares

Nesta modalidade o reajuste acontece no aniversário do contrato. Seu percentual é protegido pela ANS e é igual em todos os planos contratados nesta modalidade, independente da operadora. Ela determina um limite até quanto o plano pode ser reajustado.

O percentual de reajuste é determinado a cada ano, e os planos que forem contratados após esta determinação, sofrerão este aumento no aniversário do contrato.

Em 2019 este percentual de limite foi de 7,35%.

– Planos Coletivos por Adesão

Os planos por Adesão possuem um mês fixo de reajuste, determinado pela Administradora de Benefícios e a operadora. Caso um cliente contrate o plano no mês de Maio, e o reajuste deste plano é todo mês de Junho, ele já sofrerá um reajuste em seu primeiro mês de plano. Por este motivo é muito importante informar ao cliente o mês de reajuste do plano que ele estará contratando.

O percentual também varia pela Entidade de Classe selecionada no momento da compra. Cada Entidade possui o seu percentual.

Nesta modalidade, o reajuste varia entre 15% e 25%.

– Planos Empresariais

Nos planos empresariais os reajustes acontecem no aniversário do contrato. O ponto principal do reajuste dos planos empresariais é quanto a quantidade de vidas. Dependendo da quantidade, o reajuste pode ser por um pool de empresas ou único para a empresa contratante.

Quando se trata de um contrato PME (02 a 99 vidas) o reajuste é através do pool. Este pool é um grupo de empresas, que se assemelham de alguma forma (isto é determinado pela operadora e pode ser em quantidade de vidas, época de contratação, entre outros pontos) e possuem sua sinistralidade dividida entre eles. O percentual de reajuste é igual para todas as empresas deste pool. Esta é uma forma que as operadoras encontraram para não aplicar reajustes muito altos para algumas pequenas empresas, e muito baixos para outras. Assim eles equalizam a conta.

Quando é um plano empresarial com mais de 99 vidas, o percentual é único para esta empresa. Ele é determinado através da sinistralidade deste contrato. Se esta empresa possui uma sinistralidade alta, receberá um alto reajuste. Por isto grandes empresas focam muito no trabalho de prevenção, isto acaba fazendo elas economizarem uma grande quantia de dinheiro.

*no post VCMH e Reajustes Empresariais vamos ainda mais a fundo no assunto.

Reajustes por faixa etária;

Os valores dos valores são determinados por faixas etárias, e a cada mudança dentro desta faixa, o beneficiário recebe um reajuste. Este reajuste acontece no mês de seu aniversário.

As faixas etárias são as seguintes:

00 a 18 anos;

19 a 23 anos;

24 a 28 anos;

29 a 33 anos;

34 a 38 anos;

39 a 43 anos;

44 a 48 anos;

49 a 53 anos;

54 a 58 anos;

+59;

Por exemplo, se um beneficiário tem 23 anos, e no mês de Junho completará 24 anos, ele sofrerá um reajuste em sua mensalidade.

O percentual varia de operadora para operadora. A Resolução Normativa (RN nº 63), publicada pela ANS em dezembro de 2003, determina, que o valor fixado para a última faixa etária (59 anos ou mais) não pode ser superior a seis vezes o valor da primeira faixa (0 a 18).

Deixe um comentário